sexta-feira, 21 de março de 2014

O Gatilho motivacional




Inspiração e motivação... até onde vai cada uma? até onde elas são a mesma coisa?

 Eu não sei, mas eu tenho pra mim a idéia que a inspiração é um estado de ânimo, de vontade o qual você simplesmente está as vezes, o qual você acorda com. Mas um filme, uma animação(uma vez ví uma animação do super, tão foda, que quando terminei de ver me senti na mais doce e energétiva obrigação de criar, e fui correndo pra minha prancheta), uma música ou uma arte, ou até um fato cotidiano podem te inspirar, então eu diria que inspiração é um ato involuntário de ânimo. Por isso nunca se pode esperar para estar inspirado, como ja dizia o Picasso: Quando a Inspiração chegar que me encontre trabalhando.

 Mas e motivação? eu acho que a motivação já pode ser forçada, cavada, você pode se colocar no estado de motivado. As vezes eu até penso e vejo as duas coisas como uma só, mas não estou muito certo disso, mas de qualquer forma isso não importa. O que importa é que eu tenho certeza que pra se fazer uma coisa, uma coisa que só trará frutos a longo prazo (ou que até traga frutos imediatos, mas que pra se chegar no ponto desejado só a longo prazo mesmo), como por exemplo o caminho para se tornar um artista de excelência, você precisa estar constantemente motivado. O problema que motivação é um elemento que se esgota, assim como energia, mas que eu acho mais difícil de "manejar" e "criar" do que energia, pelo menos comigo sempre foi assim.

 As vezes aquele vídeo motivacional na segunda assistida já não tem aquela força que te fez se arrepiar e se culpar por não estar fazendo todo o necesário e que  arrancou você e sua bunda da cadeira da primeira vez. Afinal, ele já não é mais novidade, você já usou tudo que ele tinha pra te fazer sentir na primeira vez,  e assim vai... a cada assistida, a cada coisa que te motiva.
 Mas há aquelas coisas que me parecem sempre causar algum efeito, mesmo que nem sempre com a mesma potência inicial, mas ainda sim sempre significativo.
 E o que essas tem de diferente que as outras não? bem, me parece que essas são aquelas que de alguma forma são conectados com as nossas paixões, nossos valores, com algo que dá sentido a nossa vida inteira, ou algo do tipo(por exemplo pra mim, sempre ver os making of's da ghibli, há tantos elementos ali que me faz sentir um frio na espinha).

Enfim, o ponto é, que nessa jornada longa (e louca) de se chegar no castelo no topo da montanha das metas, a motivação, acho eu, é um dos fatores que pode nos fazer vitoriosos ou derrotados.
É necessario uma pequena dose de motivação diária para dar o empurrão necessário para iniciar o trabalho (ou estudos ou algo equivalente). Os filmes, as animações, o video do jogador que você se espelha, ou a propaganda militar que te faz ter vontade de seguir carreira, etc etc etc. Funciona pra você? tá valendo, só o que importa é dar o play, se contagiar e começar o que tem que ser feito.

 Claro que, a motivação não deve ser usada como o combustível em sí, mas sim como força propulsora, o tranco inicial... O gatilho motivacional. Afinal como diz aquela lei da fisica, não? um corpo em movimento tende a permanecer em movimento.

E pra ele continuar em movimento, ai a gente usa da energia, mas ai é outro papo, certo?
Simples, né? simples e óbvio, mas é algo que eu nem sempre lembro, que fique aqui registrado pra não mais esquecer.


PS: Adoro desenhar árvores, mas ultimamente desenhar elas tem sido tão robótico, sem sentido, acho que preciso levar a coisa pra outro nível pra ter sal na hora de faze-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário