terça-feira, 12 de novembro de 2013

Tentando entender Kazuo Oga.

Kazuo Oga, um dos diretores de arte e background artist da Ghibli (é, no feminino mesmo, eu gosto assim) é hoje provavelmente um dos artistas que eu mais respeito, amo o trabalho desse cara, e vou fazer de tudo pra aprender o máximo que eu puder dele.

 Seu trabalho tem uma capacidade de me trazer um sentimento muito bom, nostálgico (me trás de volta as boas lembranças e sensações da minha infância na rua andando de bike até sangrar o nariz por causa do calor, soltando (tentando, já que eu mal sabia fazer a minha subir, é, não é só o vovô que tem dificuldades) pipa com meus amigos ou mesmo as minhas férias de fim de ano no campo. E eu adoro a maneira como ele usa as cores, sempre muito vivas, e a maneira como trabalho dele é detalhado (mesmo que tenha áreas que você olha com atenção e não tem detalhe algum O.o) e bem finalizado( e ai de novo você olha pro trabalho com atenção e é tudo abstrato, com pinceladas soltas e....rough?...esqueci o termo em portuga).

Enfim, eu adoro o trabalho dele e quero muito que o meu trabalho tenha muito da pintura dele, sem ser uma copia, claro. Hoje eu vejo na pintura digital, um artista melhor que o outro, mas boa parte deles (não todos, claro), tem um trabalho muito igual, muito... como dizer? metálico? não sei.... só sei que eu não gosto disso, e é algo que eu vou tentar evitar no meu(e provavelmente uma boa forma de fazer isso, é aprender a fazer também, não?para entender o pq ele fica com aquele "look" e então ir por outro caminho).
Eu quero algo que tenha todas as possibilidades da pintura digital, mas com um toque tradicional.

"What  I try to do is create backgrounds that do justice to the actual setting.
 That Includes natural phenomena..such as the wind blowing or snow falling.
I want my backgrounds to encompass all these things."
                                                                                              Kazuo Oga

"Now with photorealism, you don't want evidence of the human touch.
it's a big mistake to think we should smooth out all evidence of the human touch, of the artist brush... that's what cameras are for.
Animation is about people.
Just as individuos words form a message...
...the traces of each brush stroke add up to form an image,
They add up and build on each other.
I think that's the essence of expression.

Artistic expression should be unambiguous, like verbal expression."
                                                                             Oga's mentor Shichiro Kobayashi
                                                                                              
Tenho estudado o trabalho dele em todos os aspectos possíveis(os que meu conhecimento é capaz de analisar, pelo menos), fazendo copias e também tentando entender como funciona a "mente" dele. Acho um bom caminho esse, pelo menos é o caminho que eu adotei.

"Master copies" do trabalho dele:





Estudos de valor de algumas pinturas do Oga:
















E essa é uma pintura que eu fiz uns tempos depois com o que aprendi:













É, meu querido blog, agora é continuar estudando.
Adiós

Nenhum comentário:

Postar um comentário